Um Terreiro de Tradição em Belém do Pará.

Fundado em 20 de janeiro de 1966 pela Sra. Mauricia Primo de Sousa, Mãe Santa, para cultuar Rei Sebastião e Don João Rei de Mina.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cineclube Estrela Guia volta com força total.

O cineclube Estrela Guia nasceu em parceria com o Cineclube Amazonas Douro, foram sessões realizadas em janeiro de 2009 para a estréia do filme “São Sebastião de Cachoeira do Arari”, de Francisco Weyl, e agora em uma reunião com o GT de Comunidades Tradicionais da PARACINE a comunidade manifestou interesse em retomar as atividades cineclubistas com regularidade e frequência.
Táta Kinamboji com a comunidade do Estrela Guia

A reunião foi uma roda de conversa com Francisco Weyl, coordenador geral da PARACINE, e Táta Kinamboji, do Cineclube Nangetu e GT de Comunidades Tradicionais da PARACINE que explicaram como funciona um cineclube e como podemos firmar parcerias para que as atividades se tornem regulares.

Pai Esmael Tavares explicou que participaram da reunião pessoas da Comunidade do Terreiro, da Escola de Samba Deixa-Falar e da Quadrilha Arrastão Junino, disse que das atividades culturais do Terreiro Estrela Guia também fazem parte pessoas que agitam culturalmente os bairros da Cidade Velha e do Jurunas, e que o cineclube também vai fazer parte desse contexto do bairro em que moram.
A comunidade participou da reunião.

Francisco Weyl propos a realização de oficinas de produção audiovisual, como as que foram feitas na Escola Bosque da Faveira por ocasião do aniversário do Cineclube Insular,e já ficou marcado para os domingos dia 17 de setembro uma oficina de fotografia e filmagem em câmeras móveis, com Arthur Leandro; e dia 25 de setembro de montagem e edição de vídeo com Francisco Weyl.
Pai Esmael, Francisco Weyl e a comunidade do terreiro.

Também ficou combinado rodas de fazer junto com a equipe do Projeto Azuelar, para intercâmbio de experiências em Mídias Livres e comunicação comunitária,  e a primeira roda de fazer junto já aconteceu no decorrer da reunião, quando foi montado o blog do Terreiro Estrela Guia e da GRES Deixa Falar.
Roda de fazer junto com Arthur Leandro e Felype Oliveira para construçnao de blogs.

O Conselho Editorial do Cineclube Estrela Guia foi formado por Cristina, Douglas, Maurício, Brenda, Luam, Samanta e Samuel, que decidiram fazer sessões para crianças em setembro e outubro, aproveitando os festejos de São Cosme e Damião e o dia das crianças.

A Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC. Fazem parte da Rede: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube Maristrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá, Cineclube do Turco Jaguarema, Cineclube da ARCAXA, Cineclube da Irmandade de São Benedito (Ananindeua), FEUCABEP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário